Os fabricantes ficam ligados nos principais desfiles de moda para checar que cores sarão tendência. Depois, ajustam essas iformações ao perfil de suas consumidoras. Geralmente, é a equipe de marketing que cuida disso. Porém algumas empresas fazem até parcerias com estilistas.
2.Batizado do esmalte
Esse é mais um trabalho para o marketing da empresa fabricante. O nome do esmalte geralmente tem a ver com a cor e a tendência em que ele foi inspirado. Por exemplo, o Twiggy, da coleção Risqué Pop 4 you, homenageia a modelo britânica de mesmo nome que virou um íncone fashion nos anos 60. Já o Santo Luxo, da Impala, é verde-escuro, uma cor muito usada nos vestidos da realeza.
3.Escolha dos ingredientes
O departamento de controle de matéris-primas analisa cada uma delas para checar se estão destro dos padrões de qualidade. As mais usadas são: solventes, resinas, agente plastificante (não deixa o esmalte ficar quebradiço) e, claro, os pigmentos, que são as cores. As embalagens tanbém são analizadas nessa fase.
4. Com a mão na massa
Os materiais são despejados em um tanque de aço inox para formar a base do esmalte. Tudo segue uma ordem definida, de acordo com as propiedades quimicas de cada composto. Inicialmente, essa base é incolor - mas não tem nada a ver com aquelas bases fortalecedoras ou de extrabrilho. É uma base padrão, que vai virar o esmalte depois.
5.Controle de qualidade
O pessoal do controle de qualidade chaca se a base fabricada pode ir para a proxima etapa. Eles varificam, por exemplo, se a viscosidade e o odor estão dentro do padrão. Se houver algum problema, ainda da tempo de corrigir! Se estiver tudo certo, é a hora de adiciornar pigmentos na mistura para dar a cor. Depois, ela passa novamente por um controle de qualidade em que novas especificações são checadas, como a textura. Só então o esmalte vai para os frascos e de lá...para as suas mãos!
*Reportagem retirada da revista Capricho
q?q que é isso?
ResponderExcluirnao falou nada com nada